Hospitais universitários recebem R$ 37,5 milhões

O Ministério da Saúde repassou  R$ 37,5 milhões para hospitais universitários de todo o País para que reforcem atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos já estão disponíveis e podem ser utilizados para qualificação da assistência e aumento do acesso da população aos serviços oferecidos.

Programa de repasses

Os recursos federais foram liberados por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que começou em 2010. Até este ano, o programa já investiu R$ 2,6 bilhões nos 49 hospitais universitários. Com isso, as universidades mantenedoras desses estabelecimentos ganham maior capacidade orçamentária para estimular a oferta de ensino, pesquisa e atendimento de qualidade.

O dinheiro pode ser  aplicado em pesquisas e na melhoria da qualidade da gestão e do atendimento e para reformas e aquisição de materiais médico-hospitalares.

Os valores são pagos pelo Ministério da Saúde em parcela única. Para receber o montante, as instituições universitárias devem comprovar o cumprimento das metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e ensino e integração à rede do SUS.  Os pagamentos foram efetuados pelo Fundo Nacional de Saúde no último dia 30 de junho.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o montante vai permitir à população maior acesso aos serviços oferecidos pelas unidades e estruturação das suas atividades. “Os hospitais universitários têm a missão de ser um local de ensino ao mesmo tempo em que realizam procedimentos hospitalares e ambulatoriais. O repasse desses recursos vai qualificar os atendimentos e o conhecimento, resultando em maior qualidade e oferta de atendimentos pelo SUS”, destacou.

Atendimentos

Em 2015, foram realizados mais de 23 milhões de atendimentos ambulatoriais e internações pelos hospitais universitários do País, resultando em um investimento de R$ 828,3 milhões do Ministério da Saúde para o custeio desses serviços.